quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A Idade Média

A Idade Média durou quase mil anos.A agricultura e o pastoreio era as principais atividades econômicas,embora também houvesse comércio e artesanato.

A sociedade feudal era dividida em três bases fundamentais.Elas eram:os belatores (nobres), eram os que faziam as guerras; os oratores (clero),os que oravam; e os laboratores (camponeses),os que trabalhavam.

Havia vários grupos sociais distribuídos nas cidades e no campo. Os senhores feudais eram aqueles que tinham terras e prestígio. Podiam ser cavaleiros ou membros do alto clero, como bispos e abades, e formavam a chamada nobreza. Existiam dois tipos de senhores feudais: os suseranos (mais ricos e poderosos) e os vassalos, vindos de famílias menos conhecidas. Quanto maior fosse o número de vassalos que o suserano tivesse à sua disposição para ajudá-lo nas batalhas e tribunais, mais poderoso ele era.

No entanto, a população era composta na maioria por trabalhadores rurais, sobretudo servos, que viviam em terras emprestadas pelos senhores, tendo que dar em troca trabalho, dinheiro e parte da produção agrícola e artesanal. Em geral, eles não podiam abandonar as terras, que eram passadas de pai para filho.

Por:Martha Rocha - 6ªA/As informações obtidas foram retiradas do apontamento e sites de pesquisas.

Nenhum comentário: