sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Curiosidades Da Idade Média

Na Idade Média, a maioria das pessoas casavam-se no mês de Junho, porque, como tomavam o primeiro banho do ano em Maio, como em Junho, o cheiro ainda estava mais ou menos...Entretanto, como já começavam a alastrar alguns "odores", as noivas tinham o costume de carregar os bouquets de flores junto ao corpo, para disfarçar o cheiro. Por isso no mês de Maio temos o "mês das noivas" e a origem do bouquet.
Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebés eram os últimos a tomar banho, portanto. Quando chegava a vez deles, a água da tina já estava suja.
O telhado das casas não tinha forro e as madeiras que os sustentavam eram o melhor lugar para os animais se aquecerem. Quando chovia, começavam as goteiras, os animais pulavam para o chão. Para as camas não sujar, por causa das goteiras, inventaram uma espécie de cobertura, que se transformou no dossel.
Tauani 6 ª série A
Fonte:http://sol.sapo.pt/blogs/xxi/archive/2007/04/29/CURIOSIDADES-DA-IDADE-M_C900_DIA.aspx

Nenhum comentário: