segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Curiosidade da Idade Média!

Veja só que curiosidade encontrai por ai na "web":
" É impressionante nos dias de hoje quando visitamos o Palácio de Versailles em Paris e observamos que o suntuoso palácio não tem banheiros. Quem passou por esta experiência ficou sabendo de coisas inacreditáveis.
Na Idade Média, não existiam os dentifrícios, isto é, pastas de dentes, muito menos escovas de dentes ou perfumes, desodorantes muito menos e papel higiênico, nem pensar...
As excrescências humanas eram despejadas pelas janelas do palácio...

Quando paramos para pensar que todos já viram que nos filmes aparecem pessoas sendo abanadas, passam desapercebidos os motivos.
Em um país de clima temperado, a justificativa não era o calor, mas sim o péssimo odor que as pessoas exalavam, pois não tomavam banho, não escovavam os dentes e não usavam papel higiênico e muito menos faziam higiene íntima.
Os nobres, eram os únicos que podiam ter súditos que os abanavam, para espalhar o mau cheiro que o corpo e suas bocas exalavam com o mau hálito, além de ser uma forma de espantar os insetos.

Na Idade Média, a maioria dos casamentos ocorria no mês de junho (para eles, o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em maio; assim, em junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolerável.
Entretanto, como alguns odores já começavam a ser exalados, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar. Daí termos maio como o "mês das noivas" e a origem do buquê de noiva explicada. "
Interessante!!!
João Pedro Santana

3 comentários:

6ª A - Oficina disse...

Interessante...mas anti-higiênico pra caramba...fala sério!!!!

carol disse...

nossa.vou usa isso para fazer um traalho de escola q o professor pediu para colocar algumas curiosiddes...achei impressionante...e nojento tambem,mas impressionante,vlw pela dica!

carol disse...

a gente..mas valeu viu?tirando notaboa aki, srsrsrsr aususahuuauhshuahsuasuuahua!!